sábado, 17 de setembro de 2011

LITERATURA DE CORDEL

Aproveitando o projeto de leitura que ainda está recente e destacou a importância da literatura e da leitura como um todo, resolvi postar este cordel. O texto não está completo, mas quem quiser lê-lo do começo ao fim aí está o link:http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez028.htm


Aproveitem!!



Nos Caminhos da Educação
Autor: Moreira de Acopiara

Eu já escrevi cordéis
Falando de Lampião,
Frei Damião, padre Cícero
E outros mitos do sertão,
Mas agora os versos meus
Serão sobre educação.



É que os cordéis sempre são
Histórias bem trabalhadas,
Possuem linguagem fácil,

Estrofes sempre rimadas,
Versos sempre bem medidos,
Palavras cadenciadas.


E eu que nasci no sertão

E no sertão fui criado,
Estou à vontade, pois

De casa para o roçado

Foi através do cordel

Que fui alfabetizado



Um analfabeto é,

A meu ver, um sofredor

Que é facilmente oprimido.

Mas já disse o professor:

“A educação liberta

Oprimido e opressor”.















Sem comentários: